Reportagens

Reportagem sobre a Síndrome pós Finasterida, na Men´s Health de Dezembro 2011.


Para ler a reportagem completa em inglês:
http://www.menshealth.com/health/hair-raising-effect
(Se aparecer propaganda, clique em 'go to Mens Health Magazine')

"Um efeito colateral de levantar o cabelo."

Trechos da reportagem:

"Charles decidiu começar a usar o Propecia, o único remédio contra calvície aprovado pelo FDA. Pelos próximos 6 anos ele tolerou a droga bem. Mas ele começou a notar um estranho efeito colateral. Um declínio recorrente em seu desejo sexual. 'Eu ficava com uma mulher sexy, mas não havia o menor interesse da minha parte.' Ele lembra. "Se sentisse qualquer coisa, era uma leve repulsa."

"Ele (Mark J.) sofreu o que alguns médicos passaram a descrever como 'choque do sistema endócrino'. Velhos sintomas retornaram e estavam mais fortes que nunca, acompanhados por novos sintomas: ondas de calor, fatiga extrema e alterações visíveis na estrutura do seu pênis e escroto. Ambos começaram literalmente a encolher de um dia para o outro. A sua libido desapareceu por completo. 'Esqueça o fato que eu não me excitava tanto mais.' ele diz, ' Agora não havia mais nenhuma urgência por sexo. Eu poderia estar com a garota mais sexy do mundo e nada acontecia, nem lá em baixo nem na minha cabeça. Era como se meu cérebro não pudesse mais responder a nada erótico- visual ou toque.'"

"Mais de uma dúzia de pacientes de Síndrome pós Finasterida contactados pela Mens Health revelaram sintomas extremamente similares aos descritos por Mark J. e Charles K. Um homem relatou que desde que parou o Finasterida ele tem vivido num constante estado de 'brain fog' (confusão mental). Outro se descreveu como um 'zumbi assexuado'."

"'Antes do nosso estudo, a pesquisa publicada sugeria que esses eram efeitos colaterais totalmente reversíveis,' diz o pesquisador chefe Michael Irwig, um endocrinologista da George Washington University. Mas nesse grupo estudado, mais de 90% sofrem de baixo desejo sexual, disfunção erétil, e declínio no nível de excitação sexual - isso mesmo após estarem livres do Finasterida por 40 meses em média. Um homem não havia melhorado mesmo 11 anos após ter tomado o último comprimido de Finasterida. 'É uma grande ironia' diz o Dr. Irwig. 'Eles tomaram o Finasterida para parar ou prevenir a queda de cabelos e melhorar suas vidas sentimentais. E isso acabou lhes custando a própria sexualidade e a auto-estima.'"

"Em um estudo de 2011 publicado no The Journal of Sexual Medicine, o pesquisador chefe Abdulmaged Traish PhD., e seus colegas relataram muitos motivos para preocupação. Eles concluíram que estudos com homens e animais sugerem fortemente que a Finasterida não se limita aos tecidos alvos mas pode de fato reduzir DHT em muitos tecidos, potencialmente afetando não somente as trilhas dos sinais nervosos no pênis mas também o equilíbrio entre hormônios masculinos e femininos que circulam no corpo do usuário. Um estudo que Traish cita concluiu que homens que tomavam 1 miligrama de Finasterida diariamente tinham níveis significativamente mais altos de Estradiol - o hormônio predominantemente feminino - que homens que tomaram placebo. Tão preocupante quanto a possibilidade de efeitos em tecidos do corpo é a crescente evidência de que o Finasterida pode entrar no cérebro humano e interromper a produção de elementos químicos essenciais."

"O estudo de Traish revela detalhes. Quando o Finasterida entra no tecido do cérebro, ela afeta a produção de mais hormônios do que somente DHT. Em particular, Traish acredita que os neuroesteróides sofrem maior risco - químicos cerebrais que atuam na redução da ansiedade, aumentando a memória, fazendo crescer novas células cerebrais e ajudando no sono."

"Existe outra questão para os homens que já estão lutando contra sentimentos de desespero por suas vidas sexuais destruídas: Pelo menos dois estudos mostraram que a Finasterida pode causar um conjunto de sintomas depressivos. E ano passado, pesquisadores na Alemanha demonstraram que a Finasterida inibe o crescimento de novos neurônios na parte do cérebro conhecida como Hipocampo. Esse tipo de 'falha em crescer' também foi verificada em pessoas que sofrem de depressão."

"'A porcentagem de homens afetados pode até ser pequena', reconhece Traish, um pesquisador do departamento de bioquímica e urologia da Universidade de Boston. 'Mas nossa pesquisa definitivamente concluiu que a Síndrome pós Finasterida é real. Para esses homens, o prejuízo continua - talvez para sempre - mesmo quando eles param de tomar o remédio. Nós não entendemos totalmente o porquê, mas é como se algo se desligou biologicamente, e continou dessa forma.'"

"Para a surpresa de praticamente ninguém, a raiva por causa das ações da Merck migrou para o sistema legal. Pelo menos dois processos legais em grupo (class action lawsuit) - um nos Estados Unidos e um no Canadá - foram iniciados em benefício de pacientes que hoje sofre de Síndrome pós Finasterida. Eles buscam compensação pelo dano que eles alegam ter sido causado pelo Propecia (finasterida 1mg)."

"Entre outros problemas, Mark ainda sofre com a falta de ereções noturnas, dormência genital, e orgasmo fraco. A sua libido é quase inexistente, assim como seu entusiasmo pela vida. A sua musculatura que era definida mudou para um quadro de seios aumentados, braços atrofiados, e distribuição de gordura num padrão feminizado nos quadris. Isso - ele diz - apesar de manter o mesmo nível de dieta e exercícios físicos que mantinha antes da droga. Ele recentemente se juntou ao processo legal, não por ganhos pessoais, ele diz, mas na esperança que a pressão continuada convencerá a Merck a patrocinar futuras pesquisas sobre a Síndrome pós Finasterida."

"'O que nós queremos,' diz o Dr. irwig, 'é que pacientes e médicos entendam o risco potencial de problemas persistentes que talvez não se resolvam quando você parar de tomar esse remédio. Mesmo que só exista uma chance em 300 que isso possa acontecer com você, é como brincar com fogo. Se você é um dos 299 que não tiveram problemas, ótimo. Mas se você é um dos que teve, você vai se martirizar pelo resto da vida por ter tomado esse remédio.'"


_______________________________________________________________________________

Reportagem da revista Men's Journal sobre o risco de disfunção sexual permanente causado pelo Finasterida 1 mg. (Outubro 2011)



Edição de Outubro 2011.

Saúde
A (não tão dura) verdade
sobre remédios anti calvície.
O Finasterida pode talvez salvar seu cabelo, mas isso vai lhe custar sua vida sexual em troca?

Jeff. O. tinha 35 anos quando sua esposa lhe confrontou pela primeira vez sobre a crescente falta de sexo na vida do casal. Eles saíram de uma rotina quase diária de sexo para algo em torno de uma vez a cada dois meses. "Eu não tinha percebido." - diz Jeff. "Eu conseguia ter uma ereção, mas não era nem de longe tão firme quanto antes. E a outra coisa..." Tem mais? "Sim" Diz Jeff, um representante comercial de remédios do sul da Califórnia. "A cor da minha ejaculação mudou".
Depois de múltiplas visitas a médicos e uma bateria de exames, Jeff descobriu que ele estava sofrendo de baixa produção de testosterona e a provável causa lhe causou um choque. "Eu terei que fazer reposição hormonal pelo resto da minha vida" ele diz, "Por causa do Propecia (Finasterida 1 mg)".


O Propecia foi aclamado como algo perto de uma droga milagrosa no seu lançamento em Dezembro de 1997. A droga era mais eficiente em combater a calvície que o Rogaine (minoxidil) e não requeria o desconforto da aplicação tópica. Na época, a Merck Sharp & Dohme alertou que uma pequena parcela de homens poderia experimentar ereções mais flácidas e diminuição da libido. Mas para os milhões de homens que se valeram do Propecia para prevenir a calvície, parecia um risco válido.
Agora, novas pesquisas mostram que a Merck pode ter subestimado a persistência de alguns dos efeitos colaterais do Propecia (Finasterida 1 mg). Como parte de um estudo publicado em Junho de 2011, o Dr. Michael Irwig da George Washington University pesquisou 71 usuários regulares de Propecia e descobriu que 94% sofreu queda de libido, 92% experimentou disfunção erétil e 92% apresentou excitamento sexual diminuído. E mais, a pesquisa mostrou que esses efeitos podem durar uma média de 40 meses mesmo após o paciente descontinuar o tratamento com a droga, destruindo a percepção comum de que a cura para qualquer efeito colateral indesejado é simplesmente parar de tomar o remédio. "Esta é a novidade do estudo. - os efeitos persistentes do Propecia (Finasterida 1 mg)" - Diz o Dr. Irwig.
É importante manter em mente que a amostra do estudo do Dr. Irwig foi pequena e que a maior parte dos indivíduos pesquisados foram recrutados através do site Propeciahelp.com, um grupo de apoio online. A porcentagem de usuários que sofrem efeitos colaterais significantes é certamente menor do que o que este estudo sugere. No entando, há pouca dúvida que essas descobertas vão atrair mais investigação no futuro. Elas já atraíram advogados: Diversas firmas dos Estados Unidos estão atualmente iniciando processos judiciais contra a Merck Sharp & Dohme. A questão fundamental agora é se a Merck sabia que os efeitos colaterais poderiam persistir mesmo após o paciente parar de tomar a droga.
Se há fogo nessa fumaça, o fogo pode estar vindo da própria Merck. De acordo com um processo iniciado na Flórida, a Merck alterou a bula no medicamento recentemente e incluiu "persistência de dificuldade de ereção após descontinuação do tratamento" depois de uma investigação da Agência de Produtos Médicos da Suécia que afirmou que o Propecia poderia ser um inibidor das funções sexuais de longo prazo. Mas a alteração da bula foi feita apenas na Suécia. Em 2010, as letrinhas pequenas foram incluídas também na Itália, mas nada a respeito da possibilidade de efeitos sexuais prolongados apareceu nos Estados Unidos até a última primavera (Março 2011). Talvez em resposta à publicação do estudo do Dr. Irwig e de um artigo da Lahey Clinic de Peabody, Massachusetts, que chegou a uma conclusão similar.
Em resposta à nossa reportagem, a Merck reconheceu que certos usuários do Propecia - eles declaram o número de 1,3% - experimentaram disfunção sexual, mas a companhia contesta o fato de que os efeitos podem ser persistentes, dizendo que "uma relação de causa e efeito não foi estabelecida."
Para entender a conexão entre crescimento de cabelos e função sexual, precisamos compreender como a droga funciona. Finasterida, o componente ativo do Propecia, é um inibidor de 5 alpha reductase, o que significa que ela bloqueia a conversão de testosterona na mais potente dihidrotestosterona (DHT), que afina os fios de cabelo e contribui para a calvície. Finasterida foi originalmente desenvolvivda para encolher próstatas aumentadas por hiperplasia benigna prostática ou câncer, mas os médicos notaram que também fazia crescer cabelo.
É importante salientar que bebês meninos que nascem sem a habilidade de converter testosterona em DHT nascem com genitálias ambíguas. Ou seja "Você precisa de DHT para fazer um pênis" - Explica Dr. Irwig. Por essa razão, mulheres grávidas são avisadas a evitar contato com a droga.
Os últimos avisos sobre os riscos do Finasterida não confortam David M., um jovem de 29 anos da Virgínia, que parou de tomar o remédio após quatro anos para então descobrir que seus efeitos colaterais pioraram nos 12 meses seguintes ao fim do tratamento. Ele agora sofre com níveis muito baixos de testosterona e ginecomastia. David reconhece que não pesquisou muito antes de tomar o Propecia. "Meu médico recomendou o Propecia em conjunto com o Rogaine. Parou a queda, com relação a isso, o remédio fez o que era previsto."
Existem também muitos homens que estão tomando o remédio a anos sem incidentes. Abdulmaged M. Traish, professor de bioquímica e urologia da Boston University, explica: "Existe redundância na biologia. Se uma 'cabo de vela' falha, outros vão continuar a soltar faísca." significando que o corpo humano na teoria pode compensar a perda de DHT de diversas formas.
Para chegar a uma conclusão a respeito dos efeitos persistentes do Propecia, a Merck teria que fazer um estudo com 10.000 pacientes - metade tomando o medicamento e metade no grupo placebo - por um período de cinco anos, diz o Dr. Irwig. "Mas não vejo isso acontecendo, é muito caro." O que sabemos sem um estudo como esse. Pare de tomar o Propecia e perca o cabelo que você reteve ou cresceu no último ano.
O que acontece em seguida será determinado pelos tribunais. Procedimentos preliminares já estão em curso. (O FDA, nesse período, tem estado relativamente em silêncio sobre o assunto. A agência aprovou o Finasterida para calvície em 1997 e com exceção de uma advertência em 2009 à Merck por não estar respondendo aos questionamentos sobre esses riscos do Propecia, não fez mais nada). Mas o que todo mundo pode concordar é sobre a necessidade de mais informação.



_________________________________________________________________________________

Reportagem em emissora de Tv da Suécia:


Tradução:
Apresentador: - O uso da droga para prevenção da calvície Propecia (Finasterida 1 mg), pode resultar em efeitos colaterais indejados na forma de problemas de ereção permanentes. A companhia farmacêutica Merck Sharp e Dohme acaba de ser obrigada a informar seus consumidores sobre esse risco [na Suécia], depois de uma investigação do programa de notícias "Rapport".
Repórter: - Propecia é uma droga vendida com receita médica que é anunciado em propagandas como a única cura da calvície hereditária masculina. (Trechos da propaganda do Propecia são mostrados, em que apenas um entre gêmeos identicos usa o produto).
Nicholas O'Neil: - O lado bom da droga (Propecia/Finasteride) é que ela parece cumprir o que promete, eu fiquei impressionado, eu fiquei realmente impressionado com os resultados. Então, sim, é possível você cair numa armadilha por causa disso.
Repórter: - Nick começou a ficar deprimido e apresentar alterações hormonais. Além disso, desenvolveu ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens) e ficou impotente. Mas na bula, com relação a efeitos colaterais, a afirmação é de que todos esses efeitos seriam resolvidos com a continuação do tratamento, com o tempo. Se os efeitos persistissem, a companhia farmacêutica Merck Sharp & Dome afirmava que com certeza esses efeitos se resolveriam com a interrupção do tratamento. Mas no caso de Nick, os efeitos colaterais nunca foram resolvidos.
Repórter: - Valeu a pena?
Nicholas O'Neil: - Não, de jeito nenhum.
Repórter: - Depois da reportagem na televisão sueca sobre a droga Propecia (Finasterida 1mg) em 2007, a Agência de Produtos Médicos da Suécia iniciou uma investigação que levou à ordem para que a companhia farmacêutica Merck Sharp & Dome mudasse a lista de efeitos colaterais, e agora está especificado com clareza na bula: "Este produto pode causar efeitos colaterais permanentes."
Nicholas O'Neil: - Eu simplesmente não consigo entender como algo como essa droga pode estar disponível para o público, porque pode fazer muito mal à saúde.
Trecho do comercial do Propecia: "Pergunte a seu médico se o Propecia, é a solução certa para você."


Vídeo do programa Rapport da TV sueca que levou à investigação da Agência de saúde em 2008. Reportagem feita em 2007:




Nicholas O Neill:É como se não tivesse mais conexão entre meu pênis e o cérebro. Era como se fosse apenas um pedaço de pele, e era isso... Foi aí que comecei a me preocupar.
Cenas do comercial de Tv do Propecia com gêmeos
Repórter: - Há quatro anos nick descobriu a droga contra calvície Propecia na internet, que é vendida como a única solução contra a queda de cabelos masculina. As pílulas contém o ingrediente ativo Finasterida, que afeta o balanço hormonal do corpo de uma forma que para a queda de cabelos.
Tommy Ringart (Chefe de comunicação da Merck Sharp & Dohme): - Bem, em 9 entre 10 pacientes que tomam Propecia pode-se dizer que o processo de calvície para. E em 2 entre 3 podemos ver inclusive crescimento de fios que já estavam praticamente inativos. Então, funciona muito bem.
Nicholas O Neill: - A parte boa do remédio é que em termos de fazer o que ela se propõe eu achei a droga incrível, eu estava realmente impressionado com o resultado nos meus cabelos. Então eu acho que é fácil se perder por causa disso...
Repórter: - Valeu a pena?
Nicholas O Neill: - Não. De jeito nenhum. Se eu pudesse voltar no tempo, eu nunca teria tocado nesse remédio.
Repórter: - Depois de cinco meses, Nicholas parou o remédio ao descobrir que havia ficado impotente. Hoje, 4 anos depois, ele ainda tem problemas de ereção. Agora, cientistas suecos experientes advertem que homens jovens não devem tomar esse tipo de medicamento.
Jan-Ake Gustafsson (Professor Karolinska Institute): - Eu penso que esses jovens devem evitar tomar remédios de uso prolongado, porque isso pode resultar em ter hormônios afetados por anos... E isto pode ter consequências que ainda não são conhecidas para o homem.
Repórter: - De acordo com a farmacêutica Merck Sharp & Dohme, meio milhão de pessoas estão tomando Propecia e desses, 3000 na Suécia.
Tommy Ringart (Chefe de comunicação da Merck Sharp & Dohme): - Os sintomas colaterais mais comuns são redução na libido, problemas de ereção e redução na quantidade de sêmen. Mas esses são efeitos colaterais que raramente ocorrem e são estimados em 1 a cada 100 pacientes. São efeitos que passam quando o homem continua o tratamento. Se não, passarão assim que o paciente parar de tomar o remédio.
Repórter: - E isso você pode garantir?
Tommy Ringart (Chefe de comunicação da Merck Sharp & Dohme): - Esses são os nossos estudos clínicos, isso é o que diz os nossos estudos.
Ulrik Kavist (Centro de andrologia e medicina sexual): - Obviamente existem muitos casos em que o homem não retornou à sua habilidade normal de ereção ou teve sua libido completamente restaurada após parar de tomar Propecia (Finasterida 1 mg). Então, não se pode garantir isso, porque não conhecemos os mecanismos.
Repórter: - Pode acontecer que esses efeitos colaterais não desapareçam após descontinuar o tratamento?
Tommy Ringart (Chefe de comunicação da Merck Sharp & Dohme): - Em um caso único isso pode até acontecer, mas se olharmos as estatísticas, isso não é o que acontece.
Repórter: - Mas Nicholas está longe se ser o único a declarar efeitos colaterais persistentes. Na internet, visitamos um forum para homens que tomaram o Propecia (Propeciahelp.com). Eles apresentam tantos ou mais efeitos induzidos pelo Propecia, que incluem disfunção erétil, dor nos testículos, depressão e ginecomastia. O forum tem mais de 1000 usuários e Nicholas é um deles.
Nicholas O Neill: - Eu simplesmente não consigo acreditar como algo como esse remédio pode estar disponível para o público e tem efeitos tão terríveis. Sabe, foi devastador quando eu me dei conta do que tinha acontecido e pensar que existem outros homens passando por isso. Eu estive muito perto de acabar com tudo...
_______________________________________________________________________________

FOX 9:


Tradução:
Repórter: - Acontece com milhões de homens, mas para muitos dos 'foliculamente afetados' (afetados por calvície), não há números reconfortantes. Muitos homens, especialmente os mais jovens, não suportam o pensamento de ficar carecas.
Nicolas: - Por muitos anos eu fiquei preocupado, em que estado vai ficar meu cabelo.
Repórter: - Devido à sua história familiar, Nicolas sabia que era apenas questão de tempo até que seu cabelo revelasse o inevitável.
Nicolas: - Eu sabia que cedo ou tarde eu teria que lidar com isso, porque não lidar logo agora?
Repórter: - Ele ouviu que havia um comprimido que poderia desacelerar a queda de cabelos. Então ele foi a um dermatologista e conseguiu uma receita para o Propecia, também vendido genericamente como Finasterida 1 mg.
Nicolas: - E realmente tem sido um pesadelo para mim. Tem sido incrivelmente difícil.
Repórter: - Após duas semanas e meia de tratamento Nicolas diz que começou a se sentir estranho.
Nicolas: - O que está acontecendo? O que esse negócio está fazendo comigo?
Repórter: - O que aconteceu depois, é difícil para qualquer homem discutir em particular, e ainda mais na televisão.
Nicolas: - Meus pensamentos sexuais, libido, essas coisas, não estão lá como deveriam estar. E ainda há outras questões sexuais que eu ainda estou lidando, estou fazendo tratamento.
Repórter: - Tem três anos que ele parou de tomar o Finasterida, mas Nicolas acredita que o remédio afetou química corporal - Meu nível de testosterona despencou (Nicolas) - causando uma variedade de efeitos, incluindo disfunção sexual. Nicolas diz que não é sexualmente ativo e gostaria de se guardar para a mulher com quem casar.
Nicolas: - Eu quero que outras pessoas saibam o que esse remédio pode causar.
Réporter: - Ele não é o único afirmando que o Propecia, ou Finasterida, pode prejudicar a libido masculina.
Dr. Michael Irwin (pesquisador): - ....E eles declararam a mim que enquanto tomavam esse medicamento, eles desenvolveram disfunção sexual em termos de baixa libido, ou disfunção erétil ou problemas com o orgasmo.
Repórter: - O Dr. Michael Irvin publicou um estudo baseado em estrevista com 71 pacientes que tomaram o medicamento e reclamam de efeitos colaterais mesmo após parar o remédio.
Dr. Michael Irwin (pesquisador): - É bem claro que existe uma relação aqui.
Repórter: - O estudo do Dr. Irvin é controverso por causa do escopo limitado.
Dr. Joshua Bodie: - Nós não temos evidências suficientes agora para afirmar com certeza, se existe uma conexão ou não, muitos dos dados ainda são relatos.
Repórter: - Antes do Propecia entrar no mercado, ele passou por estudos clínicos. 36 dos 945 pacientes no estudo declararam efeitos colaterais sexuais. Comparado com 20 homens em 934 do placebo. [Nota do moderador. Este estudo foi patrocinado pela própria Merck, fabricante do medicamento. Existem evidências que os números podem ser muito maiores, e que os efeitos colaterais não param em todos os pacientes quando param o tratamento. A agência nacional de saúde da Suécia, a agência nacional de saúde da Inglaterra e da Italia já contestaram esses números e mudaram a bula do Finasterida 1 mg nestes países. Mais detalhes no próximo post.]
Repórter: Mas agora que o remédio está no mercado por um bom tempo, existem evidências que para alguns homens os efeitos colaterais podem durar por anos, mesmo depois que eles não tomam mais o remédio.
Dr. Abdul Traish, da Boston University: - Nem todos vão experimentar esses sérios efeitos, alguns sim, outros não. Porque? Nós ainda não entendemos. É assunto para uma pesquisa.
Repórter: - Dr. Abdul Traish, da Boston University, é o autor de um artigo médico numa revista científica baseado em estudos feitos no mundo todo. Ele diz que preocupações com disfunção sexual em homens que tomam Propecia ou Finasterida devem ser levadas a sério.
Dr. Abdul Traish, da Boston University: - Em um número de homens, os efeitos colaterais de tomar esses remédios são persistentes. Eles não se resolvem facilmente e não se resolvem rápido com o tempo.
Repórter: -Merck, a companhia que desenvolveu e vende o Finasterida, afirma aos repórteres investigadores da Fox que, "mesmo que alguns homens declarem efeitos colaterais sexuais depois de parar o medicamento, não significa que o Finasterida seja a causa." A companhia afirma que outras causas como condição genética ou doença iminente podem ser a causa.
Nicolas: - É realmente um pesadelo. É a pior coisa que pode acontecer com um rapaz.
Repórter: - Nicolas diz que sua fé ajudou a suportar esse período difícil, já que ele sofre psicologicamente por causa disso. Ele já contactou um advogado, para uma possível ação legal. Ele não é o primeiro usuário do Propecia a fazer isso - Um processo coletivo judicial  (Nota do moderador - class action lawsuit - onde muitas pessoas se juntam para processar uma mesma empresa, pela mesma razão ) já foi iniciada no Canadá.
Tim Becker, advogado: - A Merck falhou em advertir sobre as consequências de longo prazo em se usar o Propecia (Finasterida).
Repórter: - Em comunicado a Fox 9 a Merck diz que "se esforça para assegurar que os rotulos e bulas de seus produtos informam corretamente sobre os benefícios e riscos de seus medicamentos." No website do Propecia a Merck afirma que menos de 2% dos pacientes sofrem efeitos colaterais e que estes são resolvidos ao parar de tomar o medicamento.
Apresentador: - Duas semanas atrás, a Merck atualizou as informações que repassa aos médicos que prescrevem Propecia nos Estados Unidos. Essa nova informação inclui uma linha que diz que existem relatos de disfunção erétil que persiste, mesmo depois que já haviam parado o tratamento com o Finasterida.

_________________________________________________________________________________

CBS NEWS:



Tradução:

Apresentadora: -  No alerta de saúde desta noite, o aviso triste de uma mãe, um medicamento popular tomado por milhões pode causar longos e devastadore efeitos colaterais.
Repórter: - Ele sempre foi tão doce e alegre e estava se tornando um promissor jovem. Agora só restam as lembranças.
Mãe: - Nós vamos viver o resto das nossas vidas sem nosso filho.
Repórter: - O filho de Rosemary, Randy, tinha só 22 anos quando se matou. Seus pais culpam a droga contra queda de cabelos Propecia (Finasterida).
Mãe: -Não vale a pena de jeito nenhum...
Repórter: - A bula diz que pode haver efeitos sexuais colaterais incluindo falta de desejo e dificuldade em ter uma ereção. Esses efeitos deveriam parar quando os homens param de tomar o medicamento. Mas não para Randy. Ele contou aos seus pais que depois que parou com o remédio a impotência continuou, assim como uma profunda depressão.
Mãe: - Ele odiava todas as coisas que o remédio tinha causado nele... ele esperava que sua família e amigos entenderiam porque ele não queria viver mais.
Repórter: - Randy e muitos outros homens dividiram suas histórias em sites como o Propeciahelp.com , mas se sentem muito envergonhados em mostrar o rosto.
Entrevistado por telefone: - Basicamente destruiu minha vida, é devastador...
Entrevistado na sombra: - Não vale a pena se você não pode ter uma vida sexual. Eu me sinto como minha juventude foi tirada de mim. Não é justo.
Novas pesquisas do Dr. Michael Irwig da Universidade George Washington mostram que alguns homens podem ter efeitos colaterais sexuais que duram até cinco anos depois que eles pararam de tomar Propecia (Finasterida).
Dr. Michael Irwig: - A presença de efeitos colaterais persistentes em homens jovens que antes eram perfeitamente saudáveis traz um peso muito grande a suas vidas.
Repórter: - Propecia (Finasterida) funciona alterando hormônios. Dr Irwig suspeita que numa pequena parcela de homens isso pode causar impotência sexual [que não melhora ao parar o remédio]. Merck, o fabricante do remédio diz que este estudo tem falhas.
Advogado: - Eles se sentem menos humanos por causa dele [Propecia/finasterida]
Repórter: - O advogato Allan Milstein está processando a Merck em benefício de vários homens que alegam que a droga acabou com suas vidas.
Advogado: - Quando algo tão essencial como prazer sexual é tirado de você, isso tem um efeito profundo.
Repórter: - Ele afirma que a Merck não informou adequadamente aos homens que tomaram Propecia (Finasterida) sobre o potencial de impotência de longo tempo [mesmo depois de parar o remédio].
Advogado: - Se isso foi feito intencionalmente, e então eles puderam ganhar muito dinheiro por não afugentar pacientes... ainda descobriremos ao longo desse processo judicial.
Repórter: - Os pais de Randy dizem que ele tentou terapia e vários medicamentos, mas nada funcionou. O pai de Randy guardou os "posts" do filho no site propeciahelp.com: "Espero muito que isso me mate, para eu não ter que fazer por mim mesmo. Eu acho que minha família e amigos nunca entenderiam um suicídio. Mas se eles realmente pudessem sentir o inferno fantasmagórico e sem sentido em que estou, então eles entenderiam."
Apresentadora: A Merck diz que vai se defender vigorosamente dos processos judiciais. Apenas duas semanas atrás, DESDE QUE COMEÇAMOS A TRABALHAR NESSA HISTÓRIA, A BULA DO PROPECIA (FINASTERIDA) NOS ESTADOS UNIDOS FOI ALTERADA PELA MERCK E AGORA INCLUI RECLAMAÇÕES SOBRE EFEITOS COLATERAIS PERSISTENTES [QUE NÃO RESOLVEM AO PARAR O MEDICAMENTO]. A Merck continua defendendo seus estudos e ELES DIZEM (enfase da apresentadora), uma vez que se para o medicamento, os efeitos colaterais passam.